FILTRO DE GASOLINA INTERNO DO CARBURADOR EKSIM BIZ 125 - BIZ 100 - C 100 DREAM (TELA COPO C/ ORING)
HONDA BIZ 125
HONDA BIZ 100
HONDA C 100 DREAM
Marca: EKSIM
Peso Líquido: 0,007 kg
Referência: 16176-GB0-911
É sabido, até ao momento, que o combustível (seja ele gasolina ou etanol) é armazenado no tanque, e que a gravidade ou a bomba de combustível o leva até o filtro. Este, retém as “impurezas” que vêm ao seu encontro, através da malha de celulose, e então o restante do combustível segue até o motor.
Mas que impurezas são essas?
Elas podem estar tanto no combustível como no próprio tanque. São partículas de sujeira como poeira, ferrugem e até mesmo água. Esses resíduos podem ter se acumulado ali de várias formas: poderiam já estar dentro do tanque, podem ter se acumulado ao longo do transporte, ou podem estar mesmo no próprio combustível. Há muitos postos de gasolina, por exemplo, que vendem combustíveis adulterados. Isso pode gerar um trabalho muito grande para o filtro e pode acabar sobrecarregando-o. Precisando, desta forma, ser trocado com uma frequência muito maior. Lembrando que as impurezas estão sempre se acumulando na malha do filtro, reduzindo a passagem de combustível, e por isso sua troca periódica é essencial – mesmo quando o abastecimento é feito em postos confiáveis e seguros.
Que prejuízos elas causam?
É muito comum, por exemplo, que motos que possuem bomba de combustível apresentem queima da bomba. Isso porque, quando o filtro não está mais funcionando bem, o combustível passa com mais dificuldade pela malha até chegar ao motor, e a bomba fica sobrecarregada. Afinal, ela tem que fazer uma força muito maior para transportar o mesmo material até que ele chegue ao motor. Também é comum, quando o filtro não está em bom estado, que os detritos e impurezas cheguem aos bicos de injeção eletrônica (para as motos com injeção eletrônica), ou ocasionando bloqueio de giglê (nas motos carburadas). A limpeza, nessa situação, é mais complicada.
E como posso identificar problemas no filtro?
Há alguns sinais que a própria "motoca" dá quando o filtro não está em bom estado. Os principais sintomas estão indicados abaixo, e o motociclista deve estar sempre atento a eles, para o caso de precisar fazer os ajustes necessários.
– Dificuldade na aceleração. Quando o filtro de combustível está com problema, é comum que a moto passe a não responder tão bem aos comandos do piloto. Se "enrolar o cabo" da aceleração até o final não está mais funcionando, pode ser sinal de que a sua "motoca" precisa ser levado ao mecânico.
– Perda de potência nas partidas. Da mesma forma, se você perceber que o arranque não é realizado de uma forma tão tranquila (ou seja, quando a partida se torna mais difícil ou até mesmo não pega), também é bom verificar se o defeito está no filtro.
– Diminuição no desempenho. O rendimento da moto está prejudicado? Não consegue acelerar com facilidade? Não consegue manter a velocidade alta e constante? Esse é outro dos sintomas.
– Consumo de combustível. Se sua moto de repente passa a correr menos com uma quantidade maior de combustível, é sinal de que há algo de errado. Embora o problema possa estar associado a muitas peças diferentes, o filtro desgastado é uma delas.
– Marcha lenta irregular. A moto tem engasgado muito e andado de forma estranha e desnivelada? Essa irregularidade é uma das maneiras de identificar problemas no filtro de combustível.
– Lâmpada de advertência acesa. Para motos com injeção eletrônica há uma série de pequenas lâmpadas que advertem o motociclista sobre algum problema que está acontecendo ou que pode vir a acontecer. É bom conferi-las sempre: pode ser que indiquem problemas na bomba de combustível também.
Caso um desses sintomas (ou vários deles) estejam atingindo o sua motocicleta, é sempre importante tentar entender o que pode estar errado com ela. E, por mais que o filtro de combustível em si seja uma peça muito simples e tenha um descarte muito fácil, sua troca não é assim tão intuitiva – e é melhor que seja endereçada a um profissional do ramo.
Quando devo fazer a troca?
Todos os sinais citados no tópico acima podem estar relacionados a um mal estado do filtro de combustível. Sempre que o motociclista os identificar, é bom que verifique o filtro e, caso necessário, substitua-o. Mas essa peça precisa ser trocada não só quando há sinais de desgaste. Quando o motociclista compra o sua "motoca", ele já deve verificar no manual do fabricante qual a frequência de troca desse elemento. Atualmente a maioria hoje pede que a troca seja realizada de 5.000 em 5.0000 quilômetros, ou até a cada troca de óleo do veículo.
É bom lembrar: esse período varia de fabricante para fabricante, então é preciso sempre verificar o manual.
Apesar disso, há outras variáveis que fazem o filtro sofrer um desgaste antes do tempo recomendado: a qualidade do combustível e as condições de limpeza do tanque tem influência direta na vida útil da peça. Dependendo de qual combustível você coloca na moto, o filtro precisará ser trocado antes. Também é bom lembrar que o filtro de combustível é um item de segurança, e atrasar sua troca pode trazer complicações muito maiores para o motor. Não se deve, em hipótese nenhuma, tentar limpar o filtro: o ideal é mesmo substituí-lo por outro, que não é caro.
A troca costuma levar apenas 30 minutos quando feita dentro de uma oficina mecânica.
Os filtros novos comprados também devem seguir as especificações sugeridas no manual do fabricante da motocicleta, porque cada peça é feita de um material diferente.
1 x de R$14,50 sem juros | Total R$14,50 | |
2 x de R$7,92 | Total R$15,84 | |
3 x de R$5,36 | Total R$16,07 | |
4 x de R$4,06 | Total R$16,24 | |
5 x de R$3,26 | Total R$16,32 | |
6 x de R$2,73 | Total R$16,41 | |
7 x de R$2,35 | Total R$16,44 | |
8 x de R$2,07 | Total R$16,53 | |
9 x de R$1,85 | Total R$16,63 | |
10 x de R$1,67 | Total R$16,69 | |
11 x de R$1,52 | Total R$16,77 | |
12 x de R$1,40 | Total R$16,83 |
1 x de R$14,50 sem juros | Total R$14,50 | |
2 x de R$7,25 sem juros | Total R$14,50 | |
3 x de R$4,83 sem juros | Total R$14,50 |